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quinta-feira, 14 de junho de 2018

UMA COPA QUE AINDA NÃO TERMINOU

Há quase quatro anos, o Brasil sediava a Copa do Mundo de 2014. Os torcedores curtiam a Fan Fest e o Brasil perdia de 7 a 1 para a Alemanha.
Desde então, Porto Alegre convive com as obras inacabadas do evento.  A reportagem foi a fundo para montar um dossiê mostrando tudo sobre essas obras que atrapalham o cotidiano da cidade.
Gráfico das estimativas de custos da Copa 2014. Fonte: SportBranding-WordPress.com

TRINCHEIRA DA CARLOS GOMES COM PLÍNIO BRASIL MILANO

Esta obra é o símbolo do atraso e de quanto prejuízo uma batalha judicial pode causar a população de uma cidade. A batalha jurídica entre a PMPA (Prefeitura Municipal de Porto Alegre) e a loja de venda de veículos se arrasta por vários anos e não mostra sinais de resolução. Apenas uma pequena faixa de terreno (foto) está disponível para trabalhos visando a construção desta “sonhada” trincheira que desafogaria, e muito este cruzamento.
Cruzamento da Carlos Gomes com Plínio Brasil Milano sem sinais de obras. Foto: Brenda Jacques.
Faixa de terreno liberada para futuro início das obras. Foto: Brenda Jacques

TRINCHEIRA DA CRISTOVÃO COLOMBO

Esta obra está com mais de 90% das atividades concluídas, tornando quase “inacreditável” que a PMPA que não tenha verba para finalizá-la. Restam apenas alguns metros de asfaltamento da via e das ruas laterais em apenas um dos lados. Nesta obra, temos sérios problemas sociais e de segurança, pois a trincheira está se tornando um abrigo para moradores de rua e o entorno já registrou assaltos a pedestres e motoristas.
Trincheira da Cristóvão Colombo.  Foto: Brenda Jacques

Essa obra se “arrasta” por tanto tempo, que a placa de sinalização (foto), ficou envelhecida. Com isso pode-se perceber o quanto tempo estamos esperando pela melhora que a própria placa cita.
Placa de sinalização da obra, envelhecida pelo tempo. Fonte: Brenda Jacques

TRINCHEIRA DA ANITA GARIBALDI

Esta obra é mais uma das obras que causa estranheza, situada em um dos pontos mais nobres da capital, aguarda a conclusão apenas das vias laterais de acesso, causando transtorno e desconforto a moradores e usuários da via, considerada estratégica no plano viário da nossa cidade. Além disso, materiais de construção foram deixados na via, podendo causar acidentes e serem furtados.
Obras nas vias laterais da trincheira da avenida Anita Garibaldi. 

Bloqueio de acesso à via lateral da trincheira da Anita Garibaldi. Foto: Brenda Jacques.
CORREDOR DA PROTÁSIO ALVES
Esta obra foi entregue a população de Porto Alegre de forma parcial, onde deveríamos ter um corredor moderno, com o consagrado sistema BRT, recebemos, apenas, um novo piso de concreto, várias vezes refeito, devido a péssima qualidade do material e paradas de ônibus simples, que pouco abrigam os usuários nos nossos dias de rigoroso e chuvoso inverno.
Corredor da Protásio Alves   Foto: Brenda Jacques
DUPLICAÇÃO DA AVENIDA TRONCO
Entre as obras mais polêmicas está a duplicação da avenida Tronco na zona sul, em que foi preciso retirar 190 famílias de suas moradias para a obra, que até o momento não foi concluída. O início foi em 2012, mas a obra foi paralisada em outubro de 2016 por falta de dinheiro. Segundo o jornal Diário Gaúcho, a prefeitura mantém uma dívida de R$ 10,4 milhões com a empresa responsável. A previsão de retorno da obra é para junho de 2018 e a conclusão para maio de 2020, assim a avenida contará com corredores e estações de ônibus e implantação de ciclovias.
Duplicação da Avenida Tronco. Foto: Diário Gaúcho.

DUPLICAÇÃO DA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA

Esta obra encontra-se com a etapa 1 (trecho de 1Km entre a avenida da Conceição e a avenida Ramiro Barcelos) praticamente concluída e foi orçada em R$ 14,8 milhões. A etapa 2 (trecho de 830 metros entre a avenida Ramiro Barcelos e a avenida Câncio Gomes) depende de recuos de terreno.
A etapa 3 (trecho entre a avenida Câncio Gomes e a avenida Sertório) depende de desapropriações, que tornam o processo ainda mais demorado. Atualmente, as etapas 2 e 3 possuem, apenas um pequeno trecho de recuo concluído, em frente à Vila dos Papeleiros.
Trecho sem obras na avenida Voluntários da Pátria. Foto: Brenda Jacques.
Trecho quase pronto, no qual se percebe como a duplicação ajuda a desafogar o trânsito. Foto: Brenda Jacques.
Esse cenário não é visível somente em Porto Alegre, outras cidades que sediaram a Copa de 2014 também sofrem com o mesmo problema. A certeza que temos é que essas obras começaram e precisam terminar. Por isso é preciso cobrança aos governos para que sejam agilizadas essas obras, que já estão em andamento, para que um dia a mobilidade urbana seja a “campeã”.
Brenda Jacques

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