Postagens mais visitadas

segunda-feira, 28 de maio de 2018

E-Sports: Uma nova febre mundial


       E-Sports (abreviação para esportes eletrônicos) é um termo que nos últimos anos vem sendo muito utilizado. Com cerca de 380 milhões de espectadores ao redor do mundo (17,7 milhões só no Brasil), os e-Sports abrangem uma série de jogos diferentes, entre os mais conhecidos estão League of Legends; Counter Strike: Global Offensive; Dota 2; Rainbow Six: Siege entre outros.
         Porém, há uma diferença entre jogos eletrônicos e e-Sports, enquanto o primeiro abrange todos os jogos que são jogados em computador, celular ou consoles, como Playstation, Xbox, Nintendo e outros, o segundo termo especifica os jogos que possuem competições. Estas podem ser online, onde cada jogador compete de sua casa, ou presenciais, onde os jogadores participam em um local marcado para o torneio, e na maioria das vezes são eventos que vendem ingressos para o público assistir.
Dados da Newzoo
         Campeonatos de vídeo games que lotam arenas e estádios, pessoas que pagam para ir assistir outras pessoas jogarem. Falar isso há alguns anos atrás parecia absurdo, mas hoje é uma realidade. Com recorde de público presencial, a final mundial de League of Legends em 2014 atingiu cerca de 45 mil espectadores no estádio de futebol Sangam em Seoul, na Coréia do Sul e mais de 27 milhões online. Em questão de premiação, os e-Sports também não ficam para trás, o The International 2017 (campeonato mundial de Dota 2) distribuiu 24 milhões e 787 mil dólares para os 18 times participantes do campeonato, 10 milhões e 862 mil apenas para o campeão.
Público no mundial de Counter Strike: 

Público na final europeia de League of Legends: 


           Toda essa visibilidade atingiu investidores grandes. Atualmente, times de futebol e basquete possuem seus próprios times ou têm parceria com equipes desses jogos. O famoso time de futebol, PSG, possui equipes em diversos games, como Dota 2, FIFA e Rocket League, o time Golden State Warriors de basquete possui contrato com profissionais de League of Legends, outras marcas, como a montadora de carros Audi é a maior patrocinadora do time Astralis de Counter Strike.
Dados da Newzoo

Dados da Newzoo

Gabriel Amaral, Rafael Brum e Vinícius Sanfelice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

A primeira edição do blog Quando é o Café? está em fase de preparação (ou ebulição, se preferirem). São mais de 20 aprendizes de jornalista ...