Postagens mais visitadas

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Torcida da Copa dos Refugiados 2018

      Promover a integração e inclusão social. Foi com esse objetivo que, na tarde deste domingo (3), foi realizada a Copa dos Refugiados 2018 no estádio Beira-Rio. Organizado pela Agência da ONU para Refugiados e instituições colaboradoras, o projeto recebeu mais de cem refugiados e imigrantes e reuniu oito seleções que representavam Angola, Colômbia, Guiné Bissau, Haiti, Líbano, Peru, Senegal e Venezuela.
Foto: Camila Souza
       O valor do ingresso cobrado para assistir aos jogos foi de dez reais e todo o dinheiro arrecadado será destinado ao projeto Tupiniquês (ação que vai oferecer aulas gratuitas de português e cultura brasileira aos refugiados). Esse foi o principal motivo que fez com que o torcedor Adelar e sua esposa marcassem presença no Beira-Rio neste domingo: ''Nós ficamos sabendo da Copa através da Zero Hora, e decidimos vir dar um incentivo, principalmente porque vimos que o dinheiro arrecadado será para as aulas de português para os refugiados. Achamos muito importante essa oportunidade de integração'', afirmou Adelar.
      A torcida do Líbano, time vice-campeão da Copa, ganhou destaque na arquibancada por toda a sua animação. Cada gol era comemorado com muito barulho.



Foto: Camila Souza

      Os pais de Vinicius Farias Curi, camisa 11 e craque do time libanês, estavam na primeira fileira da arquibancada, pertinho do campo para torcer para o filho. Eles contaram como Vinicius entrou para o time e quem eram os torcedores que fizeram a festa nas arquibancadas: ''Sou natural de Pelotas, e meus bisavós eram refugiados Líbanos aqui no Brasil. O Vinicius entrou para o time através dos amigos que jogavam e o convidaram por ele ser descendente de refugiados. Nós temos um grupo chamado ''Amigos do Líbano'', e todos os anos a gente organiza viagens para o Líbano e levamos o grupo para visitar. A maioria da torcida aqui é do pessoal desse grupo'', disse o pai do jogador Vinicius.

Foto: Marcus Vinícius

Camila Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

A primeira edição do blog Quando é o Café? está em fase de preparação (ou ebulição, se preferirem). São mais de 20 aprendizes de jornalista ...