 |
foto: Juciane Speck |
A festa literária que aconteceu no ultimo dia 27 de abril trouxe como homenageada nada menos do que a autora Conceição Evaristo que abrilhantou o evento trazendo poesia e muito debate sobre ideias raciais no mundo da literatura. A escritora negra de origem periférica que, com muito sacrifício, fez sua carreira fora do Brasil e voltou quebrando barreiras no mercado literário, subiu ao palco do Salão de Atos da UFRGS acompanhada da poeta Jarid Arras e o escritor Jefferson Tenório para realizar a abertura de um evento literário que tem como característica formar leitores no presente.
A homenageada e Jarid expuseram suas rotinas de trabalho e seus projetos políticos estéticos comprometidos com a história do povo negro. Falaram ainda sobre o racismo no mercado literário e da necessidade de ocupação desse nicho.
Quantas autoras negras brasileiras você ja leu? É uma pergunta difícil de responder pois o mercado literário insiste em muitas vezes ignorar essas escritoras e para te ajudar montamos uma lista com algumas personalidades negras da literatura .
Confira:
A cearense Jarid Arraes é uma escritora, cordelista e poeta brasileira, autora do livro "As lendas de Dandara" e "Heroínas Negras brasileiras em 15 cordéis".Curadora do selo literário Ferina, atualmente vive em São Paulo onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário