Postagens mais visitadas

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Um estado mais velho

Segundo dados do IBGE, a população total do Rio Grande do Sul está se estabilizando. A tendência é que até 2030 a quantidade total de pessoas pare de crescer. Estas variáveis podem estar ligadas à diminuição da Taxa de Fecundidade Total (número de filhos por mulher), ao aumento da Expectativa de Vida ao Nascer e à diminuição da Taxa de Mortalidade Infantil no estado.

Vale destacar que a média de filhos por mulher hoje é menor que 2, tendo variado de 2,1 em 2000 para 1,5 em 2018 e tende a diminuir ainda mais nos próximos anos. Outro valor que também está mudando rapidamente é o da Taxa de Mortalidade Infantil, que contabiliza o número de crianças que morreram antes de completar 1 ano de idade para cada mil nascidos vivos. A média há 18 anos atrás era próxima de 16 óbitos para cada 1000 nascidas, e hoje a média é de aproximadamente 12. Por um lado, há menos crianças morrendo ao nascer, por outro há menos mulheres tendo filhos e isso afeta diretamente na estagnação do crescimento populacional total do RS.
Eduardo Borges, Rafael Brum e Vinícius Sanfelice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Editorial

A primeira edição do blog Quando é o Café? está em fase de preparação (ou ebulição, se preferirem). São mais de 20 aprendizes de jornalista ...